15 de mar. de 2010

10 itens básicos que não podem faltar no meu guarda-roupas

Já faz algum tempo, comprei um livro muito legal da Nina Garcia, jurada do Project Runway (um reality show do canal People+Arts sobre moda). O livro chama-se "The One Hundred"- Ed. Collins Livins e fala sobre as 100 peças e acessórios que toda mulher tem que ter em seu guarda-roupa. 

Como é difícil conseguir colecionar todos os 100 itens, aqui vai a minha lista de 10 itens básicos que não podem faltar no meu guarda-roupa (não necessariamente em ordem de importância):

1. Um bom e velho par de Jeans -o tipo skinny (lavagem escura) é bem versátil, serve tanto para um passeio com uma camisetinha básica, como para uma balada ou jantar com marido/namorado com um top estruturado, e até mesmo para trabalhar (dependendo do dress code da sua empresa). Para quem não tem corpo para usar a skinny, pode optar pelo jeans reto, de lavagem mais escura ou normal (as desbotadas não ficam bem em todo mundo).

2. Camiseta branca de algodão tipo Hering - eu gosto bastante da Hering, Zara, Luigi Bertolli e da Farm. São baratinhas e tem utilidade em diversas ocasiões, sozinha, por baixo de um blazer, casaco ou colete. Tenha várias!

3. Vestido preto básico - para ser usado em cocktails, reuniões , para sair de noite  - v. pode jogar com um cinto bacana marcando a cintura - o "little black dress" tem 1001 utilidades, tudo depende da sua criatividade ao usar os acessórios certos.

4. Blazer ou jaqueta - um blazer ou jaqueta bem ajustados ao corpo servem tanto para o trabalho como para o lazer, com calça de alfaiataria ou até mesmo jeans, fica muito bonito. Para os tecidos, gosto de veludo, algodão ( preto ou risca de giz), jeans ou sarja e couro.

5. Calça de alfaiataria  - Minha cor favorita é o preto, mas nada impede de v. tê-la em outros tons, cinza, azul marinho, cores neutras... Fique atenta ao caimento e ao comprimento da barra (o correto é que a barra esteja acima do peito do pé para v. poder usar com salto). O caimento deve ser ajustado ao corpo, mas sem ficar justo demais, marcando as gordurinhas! Atenção - barra italiana encurta as pernas, portanto se v. é baixinha, opte pela barra normal.

6. Camisa básica - branca ou listrada tanto faz - o caimento deve ser perfeito, isto quer dizer que ela não pode tolher os seus movimentos (levante os braços, se a camisa repuxar, leve um número maior e ajuste!), nem os botões devem ficar "pulando", deixando à mostra o seu sutien. 

7. Bolsa de couro, tipo "saco"- gosto bastante de Corello e Capodarte, eles tem modelos lindos, daqueles mais molengas de tamanho médio, de preferência com uma alça extra para carregar de vários jeitos (transpassado por exemplo). Pode ser preta, caramelo ou marrom  e de preferência com váaarios compartimentos.

8. Camisa tipo Pólo - as da Lacoste são as minhas favoritas, mas como são caras, opto por lojas de departamento. Para usar nas horas de lazer ou no trabalho, se o dress code permitir.

9. Cardigan ou cashmere - de várias cores, para usar com tops, camisetas e camisas, na hora de espantar o frio de SP! a Zara tem boas opções.

10. Sapato de salto (preto) - adoro o modelo peep toe, tenho um de cetim preto de salto médio que serve tanto para o trabalho como para a noite. Para quem gosta, o Scarpin também funciona bem. Item essencial!

Nossa, como é díficil escolher só 10 itens viu?

E você, como é a sua lista?

(R$ 48,90)

boa leitura!




Um comentário:

  1. Muiiito bom o post! Ótimas dicas pra ter um guarda roupa enxuto e versátil!

    bjOs

    ResponderExcluir